Nº inventário:
VMA.01.05.004
Designação:
ALFAIAS ECLESIÁSTICAS\INSTRUMENTOS DE MÚSICA LITÚRGICA\IDEOFONES DE MÚSICA LITÚRGICA\Sino de Igreja
Título:
Sino de Igreja
Descrição:
Sino de forma campanular suspenso num cabeçalho de madeira por asa simples e tirante de ligação duplo. Já não possui o respectivo badalo, nem qualquer outro mecanismo que possibilite o seu funcionamento. Ao centro, o bojo encontra-se ornamentado com uma cruz de configuração latina, formada pela repetição de várias estrelas de seis pontas trabalhadas em relevo, inseridas em subtis molduras octogonais. A cruz, cuja extremidade das hastes exibe um desenho triangular, repousa sobre uma base alteada em dois degraus. No lado oposto do sino, tem em relevo a representação de Nossa Senhora dos Prazeres. Retratada de pé em posição frontal, apresenta um rosto oval e inexpressivo, marcado pelos lábios cerrados e pelos longos cabelos lisos que caem livremente sobre as costas. Mantém os braços encostados ao corpo e as mãos sobrepostas sobre o peito. Enverga uma túnica comprida e volumosa que lhe cobre praticamente todo o corpo. A imagem de Nossa Senhora aparece ladeada por duas faixas lisas e estreitas, distinguindo-se mais abaixo uma faixa de maiores dimensões, contendo inscrição em caracteres maiúsculos.
Categorias:

Instrumentos musicais

Cronologia:

1689; 1689; Século XVII

Funções/Usos:

Instrumento de percussão, benzido e baptizado, suspenso no interior do campanário ou torre sineira, utilizado para anunciar os ofícios litúrgicos, a morte de um defunto, o início de determinado tempo litúrgico, etc.. É feito de bronze (liga de cobre e estanho, dita «bronze de sino») e tem, no interior, um badalo; apresenta, geralmente, no exterior da pança, uma inscrição relativa ao nome que lhe foi dado. O som pode ser produzido pelo movimento do corpo do sino ou do badalo, movidos por uma corda, ou pela percursão de um martelo eventualmente empunhado por uma estátua semi-movente (em francês, diz-se «jacquemart»).

Materiais:
Medidas: