Nº inventário:
VOF.02.01.078
Designação:
ALFAIAS ECLESIÁSTICAS\LINHOS E GUARNIÇÕES DE USO LITÚRGICO\LINHOS E GUARNIÇÕES RELACIONADOS COM A EUCARISTIA\Véu de cálice
Título:
Véu de cálice
Descrição:
Véu de cálice de formato rectangular em cetim de seda vermelho. Apresenta ao centro impressão de três textos da missa, em latim, dispostos em coluna vertical e moldurados externamente. A sacra central possui o ritual eucarístico relativo à Oração; a Sacra lateral direita apresenta as "PONTIFICIAS / CONCLUSIONES" e a Sacra lateral esquerda possui o ritual referente à Pós-Comunhão. Junto à bainha a peça é debruada por galão rendado rematado por concheado de fio metálico dourado. Forro em tafetá.
Categorias:

Textil

Cronologia:

1762; Século XVIII

Funções/Usos:

Tecido quadrado, com dimensões suficientemente grandes para cobrir integralmente, ou pelo menos a parte da frente, de um cálice encimado por sanguíneo, pala e patena. É do mesmo tecido dos restantes paramentos litúrgicos e pode ser forrado e decorado por um galão ou uma renda estreita e em fio metálico ao longo da orla; pode apresentar um símbolo religioso ao centro ou num dos lados.

Materiais:
Medidas:

Altura: 62,50 cm

Largura: 56,00 cm

Técnicas:

Copyright © Diocese de Viseu - Todos os direitos reservados
in web. Acesso online à Coleção. Sistemas do Futuro