Nº inventário:
VMA.11.01.081
Designação:
ALFAIAS ECLESIÁSTICAS\OBJECTOS RELIGIOSOS\OBJECTOS DE DEVOÇÃO\Ex-voto\Quadro ex-voto
Título:
Ex-voto dedicado a Nossa Senhora de Cervães
Descrição:
Ex-voto pintado, de formato rectangular e leitura vertical, dedicado a Nossa Senhora de Cervães por ter salvo um senhor que se encontrava doente. A pequena superfície comporta dois espaços de representação, como momentos da narrativa do milagre. O sagrado, representado no canto superior esquerdo do quadro, apresenta a figuração da entidade invocada, Nossa Senhora de Cervães, com coroa, sobre uma peanha dourada, destacando-se contra uma halo de luz circunscrito por nuvens. O profano, ocupa toda a parte central da composição, retracta uma figura no leito, representativa da doença e do corpo no limiar entre a vida e a morte. Apresenta-se numa cama com dossel coberto de tecido de cor vermelha, com o rosto a descoberto, envolta em lençóis brancos. Sentado junto ao leito encontra-se uma figura masculina, ricamente trajada, com uma bengala pousada nas pernas, ligeiramente voltada para a esquerda do quadro e com a cabeça inclinada para o lado oposto. Aos pés da cama estão duas figuras masculinas. Do lado esquerdo do quadro e próximo do leito, aparece uma figura feminina, junto a uma mesa de madeira coberta por uma toalha onde se encontram vários objetos e uma jarra com flores. Do lado direito, junto ao espaço da inscrição, encontra-se uma cadeira. Na extremidade inferior da pintura, ao centro, encontra-se uma reserva pintada de branco emoldurada por folhas de acanto, a qual destaca a inscrição em letras maiúsculas pretas, que identifica a entidade, o beneficiário, a localidade de onde é originário e a data em que se gratifica e celebra o milagre. Moldura em madeira simples.
Categorias:

Pintura

Cronologia:

1716; Século XVIII

Funções/Usos:

Quadro pintado oferecido a uma igreja, como ex-voto, e cuja iconografia e inscrição evocam um acontecimento infeliz (doença, acidente, etc.), para o qual foi pedida a obtenção de uma graça. Em Portugal, a inscrição começa geralmente pela expressão MILAGRE QUE FEZ.

Materiais:
Medidas: